sábado, 20 de abril de 2013

Sol, Alegria e Bicicletas para a Família!

Há algum tempo convidei a Gabriela Amorim para escrever para o blog contando o que ela vê de mais interessante em suas viagens ao exterior. A Gabi é uma fofa! Agrega características dignas das pessoas de SUCESSO: Gentileza, Humildade, Simplicidade e Sofisticação!
Eis aqui o texto, que a gente ADOROU! Obrigada sua linda!


Olá queridos leitores do Mexegabula!

Hoje estou aqui para fazer um post diferente pra vocês. Primeiramente, deixa eu me apresentar: meu nome é Gabriela e no momento estou estudando Arquitetura de Interiores aqui na Holanda, por um período de um ano. No Brasil, meu curso original é Arquitetura e Urbanismo, e como estou já no último ano, estou desenvolvendo meu trabalho final de graduação sobre bicicletas e o bem que as “magrelas” podem fazer para a cidade e para as pessoas. E é claro, as crianças não são exceção nesse quadro: além de contribuir para a saúde física, é um divertimento garantido!

É por isso que vou falar um pouco sobre o que me deixa mais maravilhada aqui na Holanda, mas também nas mais diversas cidades Européias que já tive oportunidade de conhecer (Copenhagen, Londres, Estocolmo, Paris, Barcelona, entre outras), que é a cultura da bicicleta e como incluir o baixinho nesse passeio.



O cenário é sempre o mesmo: quando há uma bicicleta e sol (ou até na ausência dele no inverno), sempre há sorrisos estampados nos rostos dos ciclistas. Geralmente são famílias inteiras que saem andando pelos parques: seja em bike para três pessoas (sim, realmente eles compram essas bikes e a usam), ou com cadeirinha especial para os baixinhos (na frente da bike ou atrás, essas são as mais comuns), ou a família inteira cada qual na sua bike, ou ainda as chamadas cargo-bikes, que possuem uma espécie de “caçamba” na frente da bike para transportar até mais de uma criança, ou adulto!


É claro que além de tudo, há sempre muito estilo. Mamães e papais jovens e estilosos, com seus filhos na maioria das vezes branquinhos e de boxexas rosadas. Parece até um catálogo de revista. É muito comum também os vovôs e vovós saindo com seus netinhos - e de bike! É incrível de ver, mas a saúde e o bem estar transborda!

Mas o mais interessante mesmo, e o que eu acredito que é o que mais devemos nos inspirar, é utilizar essas bikes não apenas para passeio e divertimento, e sim, trazer essa experiência gostosa para o dia-a-dia e incluí-la na rotina.
Esse é um vídeo promocional de uma marca famosa de cargo-bikes aqui na holanda, mas que mostra exatamente que mesmo indo trabalhar sem perder o estilo de terno e gravata, pode-se andar de bike e ainda mantendo um maior contato com o filho no percurso:


Todos os dias que vou para a aula passo em frente à uma creche, e é sempre horário dos papais deixarem seus bebêzinhos. É incrível como não há nenhum carro, e sim, bicicletas. Várias delas. São os pais deixando seus filhos (e sempre com o sorriso no rosto) e indo trabalhar – ainda de bike.
E para comprovar que não estou mentindo, vai aqui um outro vídeo, retirado de um videoblog de uma família holandesa que mora em Amsterdã. Nesse vídeo eles filmam como é o dia de passeio de bike até o parque com a família inteira sobre duas rodas. É um pouquinho comprido, mas vale a pena conferir como é a realidade dos pequenos em um país com cultura tão diferente!


(Infelizmente não conseguimos publicar o vídeo, mas segue o link para visualização!)
Life in a Day - Amsterdam - Part 3/7 - Bike


Imagens do Pinterest.







Nenhum comentário:

Postar um comentário