Dá vontade de partir para as férias de uma vez, viajar para as praias mais lindas...
Mas ainda não chegou a hora!
Que tal aderir à alternativas mais práticas?
Os banhos podem ocorrer em quase todas as torneiras, chuveiros, bacias, baldes, banheiros e cômodos da casa. E os maiores ainda podem deliciar-se na chuva!
Não economize na quantidade de banhos, mas você pode esquecer os sabonetes para preservar a pele.
Mantenha sua criança fresquinha!
Mas se o filhote já tem mais de três meses, você pode conversar com seu pediatra sobre a possibilidade da natação ou suas variações como a hidro shantala. Alguns profissionais da saúde indicam as aulas só após os seis meses, quando grande parte das vacinas já foram tomadas, mas isso irá depender do histórico e do desenvolvimento do pequeno.
Aí é só preparar os trajes de banho e materiais de apoio e tchibum!
Siga as dicas que listamos para a segurança e alegria do filhote!
É importante que seja escolhido local e instrutor de sua confiança. Para isso, marque uma avaliação, verifique sobre a manutenção da piscina e a água aquecida (por volta de 26ºC). Os pequeninos ficam ambientados na água morninha (pois remetem ao conforto do período gestacional) adquirindo mais segurança para executar diversos movimentos de nado instintivamente.
Até os três aninhos, é melhor que um dos pais entre com o filhote, laços de afeto, confiança e vínculo familiar são estreitados na água. Se o professor é quem fica com a criança, vista um traje de banho ou leve outra roupa caso, algum dia, ocorra dele intimar a presença da mãe.
Com música o ambiente fica mais alegre, tranquilo e facilitará no exercício da memória e do vocabulário.
Alimente a criança duas horas antes de entrar na água e ofereça líquidos no máximo uma hora antes. Cuide para que não tome a água da piscina, tratada com cloro.
Não há necessidade de aquisição de touca (que incomoda demais a criança!) ou bóias (que limitam a movimentação).
Caso seu filho tenha propensão a otites, adquira tampões moldáveis e oriente o professor para que mantenha suas orelhinhas fora da água e ao retirar o filhote da piscina seque-as bem!
Retire-o d'água já embrulhadinho na toalha, de preferência com capuz! Se sentirá aninhado, quer carinho maior?!
Como pudemos perceber a natação é um exercício completo e refrescante!
Veja também:
Bebê Abril e Guia do Bebê.
Nenhum comentário:
Postar um comentário