quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Pet para crianças


Não há dúvida que o convívio com animais de estimação faz muito bem às crianças... ou não teríamos tantos bichinhos de pelúcia muito menos estampas de animaizinhos fofos decorando roupas e quartos infantis.
Pesquisadores da Finlândia publicaram um estudo na revista Pediatrics, onde concluem que crianças em seu 1º ano de vida que convivem com cães e gatos são mais saudáveis em comparação às que não têm esse contato. 
Além de diminuir a incidência de problemas respiratórios, essa “amizade” desperta sentimentos de companheirismo, as crianças ficam mais afetuosas, responsáveis e aprendem a lidar com a perda. Também são trabalhadas a coordenação motora e a comunicação.



oun.. quem é o mais fofo?!

Animal não é um brinquedo!

Antes de levar um pet para casa, é preciso observar quais as preferências da criança, o seu temperamento, sua idade. Também é importante verificar o espaço disponível para o animal, o tempo que se dedicará a ele, os gastos que ele trará, pense também: em caso de viagem, com quem ficará o bichinho? Quando for comprar ou adotar, certifique-se de que o animal não seja proveniente de tráfico, atente também para o fato de que algumas espécies precisam de autorização do IBAMA. Existem muitas ONGs que fazem trabalhos bem legais com animais abandonados, caso decidam pela adoção, esse é um bom caminho. Uma outra forma de ensinar bons valores para as crianças, é se voluntariando em um trabalho assim.

Pular, sentar, rolar, brincar... e cuidar!

Cães >> São os companheiros preferidos de muita gente. Vale pesquisar sobre as raças mais tolerantes à molecada e que mais vão se adaptar ao espaço físico de sua casa. Cães de grande porte podem machucar as crianças mais novas. Já os cães de pequeno porte é que correm o risco de serem lesionados por estas crianças. Lembre-se de que os cachorros precisam se exercitar diariamente, de vacinas, de banho, talvez de tosa...


Gatos >> São animais mais calminhos e que vivem muitos anos. É preciso ter cuidado com possíveis alergias nas crianças. Como são animais mais independentes, podem não atender aos comandos da garotada e aí, crianças mais agitadas podem acabar ganhando alguns arranhões se estressarem o bichano.


Peixes >> São excelentes para crianças mais novas. O maior trabalho na criação dos peixinhos é limpar o aquário e ensinar aos pequenos a quantidade certa de comida a ser dada (comida demais pode mata-los). Conforme as crianças crescem, os aquários podem ser incrementados com novos peixes e novos acessórios.


Aves >> são fáceis de cuidar por viverem em gaiolas. Crianças mais velhas podem ajudar na sua limpeza, trocando a água e a comida. As mais novas só vão observar – e muito provavelmente, vão tentar imitar o canto, aí papais e mamães "corujas" vão filmar e postar nas redes sociais.. rs. No entanto, apesar das cores, da música, algumas espécies podem interagir pouco com os pequenos.

Hamsters >> gerbilo (eu tive um!), porquinho-da-índia ou outro pequeno roedor – também vivem em gaiolas com alguns “brinquedos”, e isso acaba sendo um grande atrativo. As crianças menores só observarão os bichinhos brincando, as maiores podem ajudar na manutenção da gaiola, tendo o cuidado para o animal não fugir.

Na casa de vocês já tem um bichinho? Qual foi o escolhido?

Nenhum comentário:

Postar um comentário